Duração do projeto: 2019 – 2021
O projeto GREAT foca-se em aprender, ensinar e usar novas tecnologias, bem como em ser adequado no uso de competências digitais. Não se pode negar que é obrigatório acompanhar a tecnologia. Para poder usá-la de maneira positiva, os professores devem incluir o uso da tecnologia em seus planos anuais e currículos.
A tecnologia desempenha um papel crítico na forma como os currículos estão sendo desenvolvidos e implementados. Isso é refletido em um grande movimento em muitos países para criar currículos STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) para preparar os alunos para o aprendizado ao longo da vida e as demandas do futuro.
Através deste projeto, as crianças que têm dificuldades para aprender muitos conceitos abstratos se familiarizarão com os conteúdos das novas tecnologias graças à programação e à robótica. As crianças terão uma melhor compreensão e a capacidade de pensar em três dimensões. Ler livros ou apenas estudar não é suficiente para alcançarmos informações. Porque, mesmo em um segundo, surge uma nova invenção e temos inúmeros novos veículos automáticos. O mundo da ciência traz a tecnologia para as invenções de hoje e leva os produtos que usamos com programação e robótica para pontos que não podemos imaginar. Tudo isso vem da perfeita harmonia entre programação e robótica. Portanto, desde as idades mais precoces, ao codificar e decifrar a linguagem robótica, as crianças continuarão suas vidas sem confusão, pois entenderão o conteúdo das novas invenções que encontrarão ao longo de suas vidas.
Os alunos do ensino primário serão introduzidos à programação através do Bloco de Programação Baseada em Robótica, que envolve arrastar e combinar diferentes “blocos” de instruções. Os alunos do ensino secundário aprenderão programação em Python e utilizarão robôs Makeblock para construir projetos avançados. O Desenvolvimento Profissional é a chave para o sucesso, assim os professores serão equipados com competências e habilidades essenciais que os ajudarão a ter sucesso em suas carreiras profissionais ou acadêmicas.
O projeto é financiado pelo Erasmus+ 2019-1-UK01-KA201-062030